Para todos os pacientes deve-se realizar acompanhamento com exames laboratoriais e de imagem para seguimento da doença.
De acordo com as orientações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, os pacientes que pegam medicações pelo SUS devem obrigatoriamente apresentar a cada 3 meses urina 1, TGO, TGP e creatinina.
Outros exames podem ser solicitados para avaliar quadros de anemia ou outras alterações provenientes da doença ou do uso crônico de medicações, portanto um seguimento laboratorial mais completo deve ser realizado periodicamente.
Referencia
Acompanhamento endoscópico na colite inflamatória
DC: se a doença for limitada ao delgado, a colonoscopia deve ser indicada como orientado na população em geral, sem necessidade do exame anual.
RCU: se o paciente tiver proctite, fazer apenas retossigmoidoscpia para acompanhamento, e colonoscopia como na população geral.
DC localizada no colón ou RCU universal: após os 7 anos do diagnóstico a recomendação é realizar colonoscopia anualmente. Em caso de pacientes jovens e assintomáticos, podemos aumentar esse intervalo, diferente de pacientes idosos, que devem seguir a recomendação anual.
Caso o paciente apresente displasia em algum momento, repetir a colonoscopia em 6 meses. Se a displasia for de alto grau considerar tratamento cirúrgico.
Sugestões de leitura:
- Cannon J. Colorectal Neoplasia and Inflammatory Bowel Disease. Surg Clin North Am. 2015;95:1261-vii. [ resumo ]